sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Redes sociais, amigos virtuais e outras coisas que tais

Ultimamente tenho lido na diagonal algumas crónicas que dizem mal das redes sociais (facebook, hi5, twitter, myspace, etc). Nem me lembro dos autores, mas salta à vista que são mais ou menos pseudo-intelectuais a quem alguém disse que eram muito inteligentes e a quem pagam para escrever umas coisitas pseudo-interessantes para o indigena ler e poder citar e passar ele, também, por inteligente.

Confesso que quando apareceram os primeiros convites para o hi5, aquilo não me fazia sentido e rejeitei todos. Depois, um amigo meu lá me convenceu a aderir porque era giro e mais blá blá blá. Aderi e durante um tempo diverti-me com aquilo. Posteriormente passou a ser ponto de contacto com pessoas que não via há muito tempo e que gostei de "rever" depois quase uma década sem saber nada delas. Sem o hi5 talvez nunca viesse a saber mais delas.
Neste momento, porém, devo admitir que o meu perfil no hi5 está por um fio, porque mais não é do que uma montra. Por muitas definições de privacidade que tenha e por muito pouco que digamos sobre nós, é sempre uma montra onde vemos outros exporem-se para além dos limites do razoável. Uma pessoa fica a pensar "que tenho eu a ver com que estejas na fossa ou com dor de corno?!".
No entanto, e repito, o hi5 repôs algumas pessoas na minha vida e foi engraçado revê-las e trocar números de telemóvel e endereços de e-mail. Para isso valeu realmente a pena.

Recentemente, aderi ao twitter e ao facebook. Nestes dois sítios a situação foi diferente. Comecei a "conhecer" bloguistas de blogues que costumo ler e outros que passei a ler. Revelei muito menos do que revelei no hi5 (onde também não revelei grande coisa, diga-se). O facebook e o twitter têm a vantagem da rapidez de "feedback". Sobretudo o twitter. No entanto, para mim o twitter está a perder um pouco o interesse, porque se dantes podia estar à conversa com algumas pessoas engraçadas, agora o que vejo são mensagens quase indecifráveis e "feeds" de blogues. Acaba por não se conversar nada... pelo menos do meu ponto de vista.

Onde me tenho divertido imenso é no facebook. Não tanto pelos jogos de FarmVille e YoVilee e Mafia Wars (sinceramente nem sequer entendo a lógica de tais jogos),mas pelos "quizzes" malucos, pelos comentários que podemos fazer e que nos fazem no mural e pelos momentos de boa disposição que por vezes a troca em tempo real de tais comentários podem trazer.

Tudo visto, para mim as redes sociais são um ponto de encontro engraçado. Não vivo em função delas - mas é por isso que me divirto com elas. E discordo das pessoas que desfazem nas redes sociais, armadas em pseudo-qualquer-coisa como se fossem mais espertas e mais "resolvidas" que as pessoas que gostam de estar nessas redes.

Nos dias de hoje, há espaço para tudo. Há um tempo para tudo. As pessoas conhecem-se através na Internet e - pasme-se! -fazem amizades!

Há que abrir a mente e desmistificar, de uma vez por todas, o fenómeno real e que veio para ficar: as pessoas, além dos seus amigos "reais", têm também amigos "virtuais". E uso aspas porque há amigos "reais" que mais parecem avatares com um nickname e amigos "virtuais" que parecem tão próximos que quase podemos ver os seus estados de alma só pela maneira como escrevem "olá" numa qualquer janela de Instant Menssaging!

6 comentários:

Fada disse...

:)

Tenho amigos virtuais e reais, e amigos virtuais que já passaram a "pessoas de carne e osso".
Aliás, até namorei mais de um ano com um rapaz que conheci pela net, num chat. Depois houve um encontro e... Correu bem. :)

Já conheci homens e mulheres cujos primeiros contactos foi através da net, e sim, tens razão quando dizes: "amigos "virtuais" que parecem tão próximos que quase podemos ver os seus estados de alma só pela maneira como escrevem "olá" numa qualquer janela de Instant Menssaging!"

Tenho Hi5, mas não tenho Facebook, devido ao que li no blog do Bruno Fehr em relação à privacidade dos nossos dados (assustou-me a possibilidade de dar a alguém, eternamente, o acesso a todos os meus dados, mesmo que já não fosse utilizadora). Mesmo no Hi5, deixei de publicar fosse o que fosse.
Uma coisa é eu ceder a minha propriedade intelectual, livremente, nos blogs. Outra é saber que tudo o que publicar no Hi5 deixa de ser meu e passa a ser não sei bem de quem, fotos inclusive.

Beijitos :)

Miss G disse...

Tenho o "olá5" e nao faco intencoes de pertencer a mais nenhuma rede social, por enquanto devido à exposicao e também ao facto de muitas vezes me sentir como uma coisa a nao pessoa. Já recebi convites de pessoas que nunca vi na vida, muitas delas, homens com segundas intencoes, outras que só querem aumentar o número de "amigos". Já eliminei fotos, informacoes e caminho para a extincao do mesmo, mas penso que este poderá ser um ponto de encontro importante no futuro (e presente).
Acrescenta a tudo isto o facto de muitos empregadores procuraram informacao sobre os candidatos no facebook, por exemplo. Qualquer foto, comentário menos "certinho" pode ser prejudicial.
Resta-me o blog e mesmo esta já tem riscos suficientes inerentes.

sonhosdeumarapariga disse...

Não é preciso acrescentar mais nada ;)
Sim, tenho amigos virtuais!
O MSN está muitas vezes ligado, quase sempre que ligo o pc, tal não significa que passe lá horas, mas para mim funciona como um telemóvel disponível para receber mensagens, e algumas vezes convites.
O 1º contacto que tive com o meu namorado foi via mIRC!
Sim, tenho hi5. Mas isso já é outra história, porque por vezes questiono-me se não me estarei a expor demais. Até porque tenho muito o hábito de cuscar profiles alheios, e já descobri tantas coisas sobre pessoas que achava não serem verdade. Mas que estavam ali, qual janela aberta para que todos possam ver. É verdade que também já reencontrei pessoas através da rede social hi5, e também é o único contacto que me liga a outras pessoas. Talvez estas sejam as razões porque ainda não apaguei a conta.
Na minha opinião o hi5 tornou-se numa 'competição' de quem tem mais amigos, comentários, as fotos mais giras e de quem consegue fazer passar que tem a vida mais perfeita. E como devem calcular o meu objectivo não é esse de todo =P
Quanto ao facebook, sonico e twitter, já ouvi falar, mas não estou interessada! A minha vida é demasiado simples para tanta exposição.

Bjinho

M. disse...

Já tive hi5 e desactivei a conta. Tive blog, deixei de ter e voltei a ter este ano. Quanto a outras redes sociais, não me entusiasmam.

Conheci muitos amigos pela internet e o meu actual namorado também conheci pela internet.

Como em todo o lado, conhecem-se boas e más pessoas.

Rafeiro Perfumado disse...

:) Gostei do texto, ainda mais tendo eu assassinado o Hi5 à pedrada e o Twitter à paulada. Tanto num como no outro aderi por pressão externa, mas se no Hi5 nunca vi grande piada naquilo, já o Twitter me conseguiu confundir. Por uns tempos, depois perdi todo o interesse. Já o Facebook, sinceramente gosto daquilo, e é onde revelo mais de mim, sem dúvida alguma.

Beijoca!

Ana disse...

Pois, senão não me terias conhecido:)))
E só por isso vale a pena:))))

Pronto, ok, também gosto muito de ti...
Beijo