domingo, 1 de março de 2009

No tempo em que era fixe

Eu nasci em 1972 e, portanto, ainda nasci numa altura em que certos programas televisivos tinham muita importância.
Um desses programas especiais era o Festival RTP da Canção!

Quando fui para o colégio pós-25 de Abril cujo hino era "a Gaivota", nem por isso deixava de aderir ao espectáculo pequeno-burguês e reeaccionário do Festival da Canção. Eu e todas as crianças que frequentavam o dito colégio.

Quem não soubesse trautear a canção vencedora no dia seguinte à efeméride, era um ser estranho e ostracizado durante o resto do ano. Quem não cantou - nem que fosse o refrão - o "dailidô" dos gemini ou o "sobe, sobe, balão sobe" da Manuela Bravo? Quem não cantou o "Playback" do Carlos Paião?

E quem não se lembra de combinar com quem quer que fosse que tivesse televisão a cores, ir ver o Festival lá a casa, levar qualquer coisa para comer, e reunir-se com mais malta pelintra que só tinha televisão a preto e branco?

O Festival era um acontecimento social! Meses depois tínhamos o Festival da Eurovisão e, mais uma vez, lá tínhamos de saber trautear a cantiguinha vencedora... "L'enfant et L'oiseau" ou "Halleluiah"... quem não ouviu até versões em todas a línguas destes sucessos europeus?

Hoje em dia, quem é cromo é quem vê o festival da canção.
Cromo ou masoquista...

5 comentários:

Ana disse...

E quem é que ganhou? Eu adoro ver o festival da canção e este ano perdi:( Aquilo é cómico:)
Beijo

S* disse...

Por acaso o festival tem-se tornado bastante piroso. Nao costumo ver.

Mas este ano a musica vencedora era gira. Eu pelo menos gostei. :)

PKB disse...

Querem ver que insultei algum do auditório deste blog???

:/

Mas reitero que longe vão os tempos em que o Festival era um dos acontecimentos televisivos de maior relevo!

Angelblue disse...

Adorava lanchar a ver os Jogos Sem Fronteiras, com os meus irmãos e depois tentavamos uma versão mais caseira da coisa no quintal :D Às vezes até corria bem lol

Angelblue disse...

O Festival da canção era um acontecimento Nacional, lembro-me de todos sentados no sofá, até à sofrida votação lol