sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Escrever sobre o quê?

Eis a página em branco! O pesadelo dos escritores, cronistas e por aí adiante. Uma folha em branco é um terror quando não se tem nada para dizer ou quando o que temos para dizer é demasiado complicado - ou demasiado simples - para caber em duas mal traçadas linhas.

Como disse em Agosto - o último post deste espaço - eu escrevo muito no meu perfil do facebook. Aquilo que não escrevo lá, escrevo no meu livrinho de notas. Que poderei eu escrever aqui que não tenha falado no facebook? 

Talvez possa precisamente falar do facebook!

Ora bem, eu iniciei as minhas lides no facebook um pouco na dúvida. Tinha o hi5! (valha-me Deus!). Mas depois de entrar no esquema, passei a gostar de ir ao facebook. Na primeira fase, era a maluquice dos "quizzes" mais incríveis que se podiam imaginar. Havia "quizzes" para tudo. Comecei por adicionar como amigos pessoas que tinha no meu hi5. A transição fez-se quase sem sobressaltos. Houve algumas pessoas que se perderam pelo caminho e que não consegui encontrar mais. Hélas!

Mais tarde iniciou-se a minha fase parva no facebook, com o farmville. Sim, eu confesso: eu joguei farmville!  Era um vício, devo admitir. Quando procuro uma justificação para esse vício, atribuo-o totalmente à falta de realização profissional com que me debatia na altura. Na verdade, estava numa profissão que odiava e parecia que não conseguia sair dela. 

Depois (muito depois) o vício passou. O facebook começou a ser para mim um escape, mas de outra maneira. Em primeiro lugar, serviu para reencontrar amizades antigas. Sabe-me muito bem estar em contacto diário - ainda que virtual - com pessoas que não via há anos e de quem sempre gostei. Depois, o facebook começou a ser o meu "placard" de imagens de praias paradisíacas, cidades bonitas, animais, 'posters' com citações ou dizeres, quer sérios quer totalmente fora do sério... É ali que faço a decoração da minha vida, por assim dizer. É também no facebook que me ponho a par das notícias. Leio as "gordas" e sigo em frente. A crise instalou-se na minha casa - como na casa de quase toda a gente - pelo que não preciso nem quero que ela seja a única presença na minha vida. 

Que mais faço eu pelo facebook? Ah, utilizo a aplicação "Netoworker bloggers" para publicar as entradas neste blogue.

[se podia ter escolhido um tema mais interessante? podia... mas não era a mesma coisa!]