quarta-feira, 10 de março de 2010

O mau gosto: crime solitário ou em co-autoria?

No rescaldo dos óscares, vários foram os blogues (com os quais me fartei de rir, aliás) que fizeram posts especiais dedicados às vestimentas das várias actrizes que os exibiram pela passadeira vermelha. Se alguns vestidos agradaram consensualmente a todos, outros houve que, também consensualmente causaram náusea total.

Se é certo que o gosto pode ser uma questão muito subjectiva, há coisas que são por demais evidentes. Há situações em que o mau gosto é algo mais ou menos avaliado do mesmo modo por toda a gente e portanto surge-me a questão: de quem é a culpa do mau gosto? É de quem veste os vestidos, calça os sapatos, usa os acessórios? É de quem faz vestidos feios, sapatos feios e acessórios feios? É de ambos?

Se não houvesse coisas feias nas montras, as pessoas que padecem de mau gosto não as compravam. Se os estilistas e costureiros com gosto muito duvidoso não fossem contratados por ninguém, as roupas e sapatos e acessórios que fazem não estariam à disposição de quem não sabe o que é ter bom gosto.

Donde se conclui que o mau gosto é um crime sempre praticado em co-autoria:
- a confecção de peças de vestuário, calçado e acessórios de mau gosto; e
- a aquisição pelos que sofrem desse mau gosto dessas peças.

Termos em que devem todos ser condenados publicamente a um grande BUUUUUU, QUE HORROR! VÊ-TE AO ESPELHO!